Máquina de Solda (inversora) -Melhores modelos
Se está procurando a Qual a Melhor Inversora de Solda encontrou o lugar certo. O Qual Ferramenta Comprar é O catálogo de ferramentas na internet, qualificando e classificando as ferramentas de acordo com o tipo de uso, qualidade, robustez, rendimento e a melhor relação custo-benefício. Aqui é fácil comparar e entender qual a melhor inversora de solda disponível para venda de acordo com suas necessidades.
Inversoras de Solda Melhores Modelos
Hobista (15min Uso | 30Min Descanso | 3 ciclos/dia)
1º Melhor para Uso Hobista
- 120A
- 3,2 Kg
- 120@30%
- Display Digital
- Antistick
- Hot start
- Arc force
- Bivolt
- Eletrodo até 3,25mm
- Adaptável à solda TIG
Hobista (15min Uso | 30Min Descanso | 3 ciclos/dia)
2º Melhor para Uso Hobista
- 140A
- 2 Kg
- 140 A@35%
- Display Digital
- Antistick
- Hot start
- Arc force
- Bivolt
- Eletrodo até 3,25mm
- Adaptável à solda TIG
Profissional (30min Uso | 30min Descanso | 6 ciclos/dia)
1º Melhor para Uso Profissional
- 160A
- 3,7Kg
- 160@20%
- Display Digital
- Antistick
- Hot start
- Arc force
- Bivolt
- Eletrodo até 3,25mm
- Adaptável à solda TIG
Hobista (15min Uso | 30Min Descanso | 3 ciclos/dia)
3º Melhor para Uso Hobista
- 160A
- 3,5Kg
- 160@40%
- Display Digital
- Antistick
- Hot start
- Arc force
- Bivolt
- Eletrodo até 3,25mm
- Adaptável à solda TIG
Profissional (30min Uso | 30min Descanso | 6 ciclos/dia)
2º Melhor para Uso Profissional
- 160A
- 4,9 Kg
- 160 A@60%
- Display Digital
- Antistick
- Hot start
- Arcforce
- Bivolt
- Eletrodo até 3,25mm
- Adaptável à solda TIG
Hobista (15min Uso | 30Min Descanso | 3 ciclos/dia)
Leve e Robusta
- 150A
- 1,85 Kg
- 150 A@80%
- Display Digital
- Antistick
- Hot start
- Arcforce
- Bivolt
- Eletrodo até 3,25mm
- Adaptável à solda TIG
Mais informações sobre Inversora de Solda
As máquinas de solda inversora são sem dúvida a evolução no conceito de soldagem, principalmente quando falamos em pequenos reparos, serviços de manutenção, pois permitem trabalhos em locais de difícil acesso e mobilidade do equipamento.
Isso é devido à tecnologia eletrônica empregada nas inversoras, que possibilitou torna-las compactas e leves, permitindo leva-las para qualquer lugar.
O que é uma inversora de solda?
Inversora é um tipo de máquina de solda construída com componentes eletrônicos que tornam este equipamento mais leve e compacto, pois através do sistema de controle eletrônico é possível gerenciar todo o sistema garantindo maior eficiência, tanto de trabalho quanto de consumo energético.
Como funciona uma máquina inversora de solda?
Basicamente uma inversora de solda é um sistema eletrônico de regulação de tensão. Sendo assim, primeiramente transforma a energia de entrada, que é uma corrente alternada, para corrente contínua.
Em uma segunda etapa do processo, induz uma alta corrente de saída por meio de seus semicondutores de potência e por fim estabiliza o arco elétrico.
Como escolher uma inversora de solda?
Escolher uma inversora de solda pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, mas seguindo alguns critérios é possível escolher um produto dentro da sua necessidade e com um excelente custo benefício.
Antes de mais nada é fundamental definir o seu perfil de trabalho com o equipamento, se você é um hobista que usa esporadicamente em pequenos trabalhos, um profissional que trabalha com reparos e serviços de pequeno porte ou se o seu perfil de usuário necessita de um equipamento para trabalhar com várias horas por dia como por exemplo uma serralheria ou oficina.
Tendo definido isso vamos as características e pontos a serem observados para que você possa chegar ao melhor modelo para a sua necessidade.
Material de trabalho x Amperagem
O tipo de material de trabalho, ou seja, peças mais espessas ou mais finas, influenciam no modelo de máquina que será necessária para execução do serviço, pois isso define a amperagem necessária para derreter cada tipo eletrodo.
Então para trabalhos com chapas de menor espessura e consequentemente eletrodos mais finos exigirão menor amperagem. Isso nos permite optar por maquinas com custo mais. A única observação a ser feita é em relação ao ciclo de trabalho.
Ciclo de trabalho
O ciclo de trabalho está relacionado ao tempo de uso e parada do equipamento, que é dado através de uma porcentagem de um período de 10 minutos.
Uma máquina que trabalha, por exemplo, com 100A e com um ciclo de 70%, indica que nesta amperagem ela pode ser usada por 7 minutos continuamente e deve parar por 3 minutos.
Já um modelo que trabalha com ciclos de 100%, indica que pode ser utilizado continuamente sem interrupções. Sendo assim optar por uma máquina que tem ciclos de 100% dentro da sua faixa de utilização é fundamental principalmente para profissionais que demandam longas jornadas de trabalho.
Peso
Apesar de serem compactas e leves alguns modelos apresentam maior peso que outros, isso devido principalmente ao tipo de trabalho ao qual se destinam.
Então modelos profissionais, que trabalham com ciclos de trabalho e amperagem mais elevadas tendem a ser mais pesado e também com maior custo. Por isso a necessidade de definir o tipo de aplicação do equipamento é imprescindível, pois isso evitará que você invista em um equipamento grande e pesado sem necessidade.
Inversora Solda MMA(Eletrodos) e TIG
As inversoras trabalham com o processo de solda com eletrodos revestido (MMA),alguns modelos ainda permitem a opção de trabalho como processo TIG e ainda temos a opção MIG/MAG encontrado nas multiprocesso.
Para melhor entendimento vamos detalhar cada processo:
Eletrodo Revestido (MMA) é o processo de soldagem mais utilizado por hobistas e profissionais, devido ao baixo custo, versatilidade e de fácil execução.
Consiste em um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco elétrico funde o metal, a alma do eletrodo e seu revestimento de fluxo.
Processo TIG (Tungsten Inert Gas) é um processo de soldagem a arco eléctrico, criado entre um eletrodo não consumível de tungsténio e o material a soldar.
Neste processo é utilzado um gás inerte, que pode ser hélio(He) ou argônio(Ar) como gás de proteção.
Processo MIG / MAG (MIG-Metal Inert Gas e MAG-Metal Active Gas) é um processo de soldagem por arco elétrico criado entre a peça e o consumível na forma de arame (eletrodo não revestido) fornecido por um alimentador contínuo.
O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão.
Espessura de Eletrodos
Ainda baseado na definição do tipo de trabalho ao qual o equipamento se destina, vamos ter os eletrodos que serão utilizados em cada processo.
Praticamente todas as inversoras no mercado trabalham bem com eletrodos de até 2,5mm, o que atende com tranquilidade ao trabalho hobby e até mesmo profissionais.
Porém existem casos onde há necessidade de utilização de eletrodos acima 3,25m e se for o seu caso, verifique se o modelo possui suporte para isso.
Tensão da rede
É possível encontrarmos no mercado modelos nas tensões 127, 220V e modelos bivolt. Optar por um modelo bivolt é sempre ideal quando há demanda de trabalhos externos e muitas vezes não é possível saber a disponibilidade da tensão do local.
Mas se você trabalha somente em uma oficina por exemplo é bom optar por um modelo 220V sempre que possível pois os ciclos de trabalho são mais eficientes.
Acessórios
Optar por um modelo que já traga os acessórios básico para começar a trabalhar é essencial, principalmente quando falamos naqueles que buscam uma ferramenta para uso hobby ou doméstico.
A grande marioria dos fabricantes já fornecem juntamente com o produto máscara, alça, cabos garra negativo e cabo porta eletrodo positivo, mas é bom sempre conferir!
Equipamentos de Proteção
Após adquirir sua inversora, um passo importante, principalmente para usuários que trabalham no dia a dia com este tipo de equipamento, é a aquisição dos EPI’s de qualidade.
Apesar de muitos fabricantes fornecerem juntamente com o produto a máscara de solda, estas são muito básicas, servindo apenas para pequenos serviços.
Investir em uma boa máscara de solda, respirador, luvas, avental de raspa e calçado protetor é fundamental para assegurar o usuário contra risco de acidentes.