Tupia guia completo de compra

Está procurando a Tupia ideal? Neste artigo você irá aprender a escolher a melhor tupia e diferenciar os modelos disponíveis para comprar no Brasil. Além de poder contar com nosso ranking que organiza da melhor até o modelo mais básico.

ranking das melhores tupias

O que é Tupia

Tupias são ferramentas elétricas com eixo rotativo no qual é possível acoplar diversos tipos de fresas, responsáveis pelo desbaste do material. Com ela é possível criar acabamentos e detalhes únicos como entalhes, encaixes , chanfros e muito mais.

Para isso, basta escolher a fresa de acordo com o acabamento desejado e mãos à obra! Seja você um profissional da marcenaria ou um hobista, está é uma ferramenta indispensável.

Para que serve a tupia

Servem para trabalhos em madeira, MDF, compensados, acrílicos entre outros. Sua função é usinagem para fazer diversos tipos de encaixes, rebaixamentos e detalhes variados .

Como escolher uma Tupia

Como Escolher uma Tupia

Se você está querendo adquirir uma tupia e está na dúvida de qual modelo ou marca melhor irá atendê-lo, aqui você terá todas as informações necessárias para que possa tomar a melhor decisão na hora da sua compra.

Para quem tem pouco ou nenhum contato com essa ferramenta, a princípio pode parecer um pouco difícil escolher, mas vamos a alguns detalhes importantes que você precisa saber antes de optar pelo modelo que melhor irá atender a sua necessidade.

Tupia de Coluna ou Laminadora

Antes de comprar uma tupia você precisa definir claramente o tipo de trabalho que pretende realizar com esta ferramenta. Tipo de material, trabalho hobby ou profissional, demanda diária de uso da máquina, entre outros são extremamente relevante na hora da escolha do modelo certo.

Melhores Tupias Laminadoras

Para aqueles trabalhos menores com madeiras macias, compensados e mdf, aconselhamos optar por uma tupia laminadora pois possui uma potencia entre 450 e 550w, o que permite um melhor controle do equipamento dando liberdade de trabalho e visualização do resultado.

Melhores Tupias de Coluna

Por outro lado, para aqueles que possuem experiência e precisam de um equipamento mais potente para trabalhos maiores, materiais mais duros e que demandam maior produtividade, o indicado é uma tupia de coluna. Além da potência que pode ultrapassar os 2.000w, oferecem alguns recursos e ajustes característicos desse modelo.

Tupia Laminadora

Como o próprio nome já diz, é mais indicada para laminação de bordas, pequenos rasgos, canais e bordas decorativas de menor porte. Apesar de poderem ser utilizadas em praticamente qualquer tipo de madeira, apresentam resultados melhores em madeiras e materiais de menor densidade.

Tupia de Coluna

Indicada para trabalhos que exigem mais do equipamento estes modelos além de possuírem uma potência maior, dispõem também de uma estrutura diferenciada em relação às laminadoras o que auxilia na execução de trabalhos de maior porte.

Tupia de bancada ou estacionária

Tupia de bancada ou estacionária é um tipo de tupia comumente utilizada para trabalhos em peças maiores, utilizadas em marcenarias e fábricas de móveis. Possuem basicamente uma estrutura em forma de mesa ou bancada, com um motor que pode variar entre 1 e 5cv e um eixo acionado por uma polia acoplada ao motor.

Tem capacidade para uso de fresas maiores, menor rotação e ao contrário das tupias manuais, neste tipo de equipamento, a madeira que é pressionada contra a fresa para realizar a usinagem da peça.

A importância da potência

A potência é um fator importante quando falamos em máquinas elétricas pois é ela quem define a “força” do equipamento. Contudo antes de investir em um ferramenta devemos analisar a necessidade de acordo com o trabalho que pretendemos realizar.

O peso influencia?

Com certeza na hora de escolher um equipamento temos que observar vários detalhes que fazem a diferença no dia a dia e no resultado do trabalho.

Um destes detalhes é o peso. Ferramentas muito pesadas, além de aumentarem o desgastes físico, são mais difíceis de manusear, o que pode aumentar o risco de acidentes durante a operação. Escolha sempre equipamentos de qualidade e com menor peso!

Quanto mais rotação melhor. Nem sempre!

Rotação é um item a ser observado, contudo devemos levar em consideração o tipo de trabalho e aplicação do equipamento.

Enquanto temos as tupias laminadoras que chegam a 33.000 rpm, as tupias de coluna trabalham com cerca de 28.000 rpm, isso porque são capazes de utilizar fresas maiores e que em alta rotação podem danificar o material ou até mesmo causarem acidentes. Neste caso, a potência é mais importante que a velocidade de rotação.

Ergonomia

As tupias de um modo geral são bastante ergonômicas e de fácil manuseio. Contudo alguns detalhes devem ser considerado antes de escolher uma determinada marca ou modelo, como por exemplo a facilidade de acesso aos recursos durante a operação.

Recursos

Um diferencial na escolha de um modelo da mesma categoria, pode ser a quantidade de recursos que a ferramenta disponibiliza. Abaixo vamos listar os de maior destaque e que vale a pena conferir se o modelo que você está buscando possui.

Controle de velocidade

Ideal para que trabalha com materiais variados, este recurso permite trabalhar com faixas específica para cada um deles. Isso evita danificar o material garantindo um resultado perfeito.

Partida Suave

Trata-se de um sistema que garante um acionamento suave do motor, evitando “golpes” ao ligar a ferramenta e aumentando a vida útil do motor.

Adaptador para Aspirador de pó

Manter o local de trabalho limpo é sempre muito bom não é mesmo? Por isso a importância da sua tupia possuir um adaptador para aspirador de pó. Alguns modelos possuem este recurso que apesar de não ser imprescindível é bastante interessante.

Tipos de Pinça

As pinças são peças metálicas responsáveis por fixarem as fresas ao eixo da tupia. Mais comumente encontramos as pinças de 6 e 6,35mm (1/4”) nas tupias laminadoras e pinças de 8 e 12,7mm (1/2”) nas tupias de coluna.

Fresas: tipos e suas aplicações

As fresas são peças que se acoplam ao eixo da tupia e é responsável por dar acabamento no formato desejado.

Existem no mercado diversos tipos de fresa para tupia, cada uma com uma finalidade e aplicação diferente. São modelos que servem para fazer rasgos, chanfros, meia cana, rebaixamento e uma infinidade de acabamentos e tipos de encaixes.

Profundidade de corte

Quanto maior a profundidade de corte maiores são as possibilidades que você terá para realizar os mais diversos projetos. A regulagem de profundidade é feita através de limitadores e variam de acordo com o modelo e marca escolhida.

Assistência técnica

Esse é um detalhe que poucas pessoas se atentam na hora de comprar um equipamento, principalmente ferramenta elétrica. O preço é sem sombra de dúvida um fator de grande relevância na hora de escolher um produto, seja ele qual for, porém você deve optar sempre que possível por produtos de marca que possuam uma rede de assistência técnica e peças de reposição de fácil acesso. Isso garante uma maior segurança durante e após o período de garantia do produto.

Acessórios

A maioria dos modelos disponíveis no mercado são fornecidos com os acessórios básicos para ajuste e utilização do produto, exceto as fresas que são vendidas na maioria das vezes separadamente. 

Segurança

Por se tratar de um equipamento que trabalha com alta rotação é imprescindível o uso de EPI’s durante o manuseio. Além disso escolha modelos que tragam na sua configuração dispositivos que aumentem a proteção contra acidentes.

Conclusão

Que as tupias são ferramentas muito versáteis é inegável. Então se você precisa de uma ferramenta prática para pequenos serviços do dia a dia o melhor é optar por um dos modelos de tupia laminadora. Com ela você poderá executar inúmeros trabalhos com qualidade, eficiência e praticidade. Já se você é um profissional mais experiente e precisa fazer trabalhos que exigem mais do equipamento, tanto na força quanto nos recursos disponíveis a melhor opção é uma tupia de coluna.

Abaixo fizemos um ranking com os melhores modelos de tupia. Veja o que melhor se encaixa no seu perfil de trabalho!

Melhores Tupias para Comprar

Tupia de Coluna Makita M3600B 12mm

Tupia de Coluna Makita M3600B 12mm
Industrial MELHOR CUSTO BENEFÍCIO

Tupia de Coluna Makita M3600B 12mm um dos melhores custo benefício da... Mais detalhes

  • 1.650W
  • 22.000 RPM
  • 5,5 kg
  • 1.65Kw/h
  • Mergulho máximo: 60mm
  • Não Não possui partida suave
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia de Coluna Bosch GOF 1600 CE 1600W

Tupia de Coluna Bosch GOF 1600 CE 1600W
Industrial USO INDUSTRIAL/PROFISSIONAL

Excelente tupia para uso profissional e... Mais detalhes

  • 1.600W
  • 10.000 a 25.000 RPM
  • 5,8 kg
  • Consumo: 1.6Kw/h
  • Mergulho máximo: 76mm
  • Sim Partida suave
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia Makita RT0700CX2 – 710W

Tupia Makita RT0700CX2 – 710W
Industrial Maior Versatilidade

A Tupia Makita RT0700CX2 é uma ferramenta multifunções perfeita para aqueles que buscam qualidade e versatilidade em um só... Mais detalhes

  • Sim 710W
  • Sim 10.000 - 30.000 rpm
  • Sim Pinça 6 e 8mm
  • Sim 1,8Kg
  • Sim Partida suave
  • Sim Velocidade Variável
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
48/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia Laminadora LITH 500W 6mm

Tupia Laminadora LITH 500W 6mm
Hobista Melhor Uso Hobby

Tupia Laminadora Lith é a escolha ideal para hobbistas e para aqueles que buscam uma ferramenta para pequenos... Mais detalhes

  • Sim 500W
  • Sim 26.000 rpm
  • Sim Pinça 6 mm
  • Sim 1,45Kg
  • Não Não possui partida suave
  • Sim Velocidade Fixa
CUSTO / BENEFÍCIO
40/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
40/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia Laminadora Bosch GKF550 550w

Tupia Laminadora Bosch GKF550 550w
Profissional Melhor Custo Benefício

A Tupia Laminadora mais vendida em todo o Brasil para profissionais e... Mais detalhes

  • Sim 550W
  • Sim 33.000RPM
  • Sim Pinça 6 mm e 1/4
  • Sim 1,4Kg
  • Não Não possui partida suave
  • Sim Velocidade Fixa
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia de Coluna DEWALT DW621

Tupia de Coluna DEWALT DW621
Industrial Melhor uso industrial

A Tupia Dewalt DW621 conta com um potente motor com arranque progressivo e gerenciamento eletrônico com velocidade variável que mantém a rotação constante sob carga... Mais detalhes

  • Sim 1100W
  • Sim 8.000 - 24.000rpm
  • Sim 3,1Kg
  • Sim 1,1 Kw/h
  • Sim Prof. corte: 55mm
  • Sim Partida Suave
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia de Coluna Vonder 1200W

Tupia de Coluna Vonder 1200W
Profissional Excelente Custo Benefício

A tupia Vonder TLV 1200 é uma excelente ferramenta tanto para profissionais quanto para hobistas. Com um motor de 1200W, é indicada para cortes e acabamentos em laminados,... Mais detalhes

  • Sim 1.200W
  • Sim 11.500 - 32.000 rpm
  • Sim 6mm 8mm e 1/4"
  • 4.986kg
  • Não Não possui partida suave
  • Sim Velocidade variável
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
45/50
PRECISÃO
45/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
40/50

Tupia de Coluna Einhell 1100w TC-RO 1155

Tupia de Coluna Einhell 1100w TC-RO 1155
Profissional Uso Hobby e Profissional

A Tupia TC-RO 1155 é uma ferramenta inegavelmente útil e poderosa. Ideal para os mais diversos trabalhos de... Mais detalhes

  • Sim 1100W
  • Sim 11.000 - 30.000 rpm
  • Sim 3,0 Kg
  • Sim 1,1 Kw/h
  • Sim Prof. Corte: 55mm
  • Não Sem partida suave
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia de Coluna Skil 1831

Tupia de Coluna Skil 1831
Hobista Melhor Uso Hobby

A Tupia Skil 1831 é uma potente ferramenta e ideal para trabalhos com diferentes tipos de materiais. Garantia de alta qualidade e 100%... Mais detalhes

  • Sim 1100W
  • Sim 0 - 28.000 rpm
  • Sim 5,85 Kg
  • Sim 1,1 Kw/h
  • Sim Prof. Corte: 55mm
  • Não Sem partida suave
CUSTO / BENEFÍCIO
45/50
QUALIDADE
45/50
PRECISÃO
45/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
40/50

Tupia Laminadora Makita 3709 530W

Tupia Laminadora Makita 3709 530W
Profissional Excelente Profissional

Tupia Makita 3709 530W para uso... Mais detalhes

  • Sim 530W
  • Sim 30.000 RPM
  • Sim Pinça 6 mm e 1/4
  • Sim 1,5Kg
  • Não Não possui partida suave
  • Sim Velocidade Fixa
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia Laminadora Vonder 500W TLV 506

Tupia Laminadora Vonder 500W TLV 506
Profissional MELHOR CUSTO BENEFICIO

Tupia Vonder TLV... Mais detalhes

  • Sim 500W
  • Sim 30.000 RPM
  • Sim Pinça 6 mm e 1/4
  • Sim 1,6Kg
  • Não Não possui partida suave
  • Sim Velocidade Fixa
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
48/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia Laminadora DEWALT DWE6000 450w

Tupia Laminadora DEWALT DWE6000 450w
Industrial Melhor para Uso Profissional

A Tupia Laminadora DeWALT é uma das melhores para profissionais. Pode ser transformada em Tupia de... Mais detalhes

  • Sim 450W
  • Sim 30.000 RPM
  • Sim Pinça 6 mm e 1/4
  • Sim 1,7Kg
  • Não Não possui partida suave
  • Sim Velocidade Fixa
CUSTO / BENEFÍCIO
45/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia laminadora Wesco WS5047 500W

Tupia laminadora Wesco WS5047 500W
Profissional MAIS VERSÁTIL

A Tupia laminadora Wesco WS5047 é uma potente ferramenta desenvolvida para atender a um público bem exigente. Com 500W e 33.500 rpm é indicada para uso hobby e profissional.... Mais detalhes

  • Sim 500W
  • Sim 33.500 RPM
  • Sim Pinça 6 mm e 1/4
  • Sim 1,4KG
  • Não Não possui partida suave
  • Sim Velocidade Fixa
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
45/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
50/50

Tupia de Coluna Stanley 1200W SRR1200 – 6 Fresas

Tupia de Coluna Stanley 1200W SRR1200 – 6 Fresas
Profissional ÓTIMO CUSTO BENEFÍCIO

Tupia de Coluna Stanley 7 níveis de... Mais detalhes

  • Sim 1200W
  • Sim 8.000 a 28.000 RPM
  • Sim 3.1Kg
  • Sim 1.2 kw/h
  • Sim Prof. corte: 75mm
  • Não Sem partida suave
CUSTO / BENEFÍCIO
50/50
QUALIDADE
45/50
PRECISÃO
45/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
45/50

Tupia Laminadora Dewalt 900W DWP611PK 1/4″

Tupia Laminadora Dewalt 900W DWP611PK  1/4″
Industrial USO INDUSTRIAL

Tupia compacta profissional e industrial. Base fixa e Base de... Mais detalhes

  • Sim 900W
  • Sim 16.000 a 27.00 RPM
  • Sim Pinça 1/4 pol. e 8mm
  • Sim 3.5 KG
  • Sim Partida suave
  • Sim Velocidade Variável
CUSTO / BENEFÍCIO
40/50
QUALIDADE
50/50
PRECISÃO
50/50
AVALIAÇÃO DE CLIENTES
40/50