Ferramentas para Madeira

A madeira é um material de importância histórica da humanidade e sua utilização abrange os mais diversos tipos de produtos e aplicações. Não se tem informações concretas de quando começou a ser utilizada pelo homem, mas ao logo da sua evolução serviu para diversos fins.

Foi utilizado como: combustível, base para construção de armas, casas, embarcações, móveis entre tantos outros. Isso levou o homem desenvolver ferramentas para extrair e beneficiar este material que durante décadas foi fonte econômica de vários países.

O interesse pelo trabalho com madeiras, seja na carpintaria ou na marcenaria, tem atraído muitas pessoas até os dias atuais. Para isso existe uma vasta quantidade de ferramentas para trabalhar com madeira desde modelos compactos, leves e versáteis até grandes máquinas industriais.

As ferramentas são desenvolvidas para as mais variadas funções e servem para cortar, furar, desbastar, esculpir e dar acabamento em todos os tipos de madeiras. No geral, as ferramentas podem ser manuais, portáteis ou elétricas e variam de acordo com o tipo de trabalho e necessidade de cada um.

Ferramentas para cortar madeira

São vários tipo de corte que vão desde a extração até o corte das peças para venda ou montagem do produto. Neste grupo podemos incluir ferramentas manuais como: machado, serrote, gurpião, e as elétricas como: motosserra, serra-circular, serra tico-tico, tupia, entre outras.

Traçador Gurpião, um antecessor das serras elétricas

Ferramentas para desbastar madeira

Neste grupo de ferramentas estão as plainas, que podem ser tanto manuais quanto elétricas, desengrosso, lixadeira angulares e de cinta, que apesar de não ser uma ferramenta específica para este fim, vamos considerar devido ao ser grande poder de desbaste quando usada com lixas de gramaturas mais grossas. Ainda temos os tipos manuais como as grosas, utilizadas para pequenos desbastes.

Desengrosso usaddo para diminuir a espessura de peças de madeira

Ferramentas para esculpir madeira

O trabalho de esculpir madeira é uma arte que requer muita prática e habilidade. Por ser um trabalho mais manual requer poucas ferramentas elétricas e mais comuns de serem utilizadas ainda são os conhecidos formões, goivas e macete ou malho.

Contudo podem ser utilizados recursos como a micro retífica que auxiliam em pequenos trabalhos e até mesmo machados e motosserras em alguns casos.

Entalhe em madeira feito com formões

Ferramentas para Lixar madeira

Existem varias formas de dar acabamentos em madeiras e o lixamento é sem dúvidas uma das melhores opções. Para isso é possível usar lixadeiras manuais ou modelos elétricos que além de diminuir o esforço físico, reduzem o tempo de trabalho. Os modelos mais comuns são: Lixadeiras orbitais (treme-treme), roto-orbitais, lixadeiras de cinta e as lixadeiras combinadas.

Lixadeira elétrica

Ferramentas para furar madeira

As ferramentas usadas para furar madeira conhecida por todos são as populares furadeiras, que podem ser elétricas (portáteis) ou de bancada. Mas existem outras opções manuais como os arcos de pua e a furadeiras manuais, que atualmente são pouco utilizadas devido a popularização dos modelos elétricos.

Arco de pua um antecessor das furadeiras elétricas

Resumo

A marcenaria moderna dispões de uma variedade enorme de modelos e marcas para os mais variados tipos de trabalho. O fácil acesso a estas ferramentas proporcionou uma expansão das marcenarias hobby pelo mundo.

O prazer de fazer suas próprias peças e para alguns ainda como uma fonte complementar de renda é incrívelmente satisfatório. Se você é um apaixonado por esse encantador mundo da marenaria, aprofunde seus conhecimentos e invista nos seus sonhos.