Lixadeira Angular melhores modelos

No artigo de hoje vamos falar sobre as lixadeira angulares. Vamos esclarecer dúvidas, apresentar características importantes e diferenciais para ajudar você a tomar a melhor decisão na hora de escolher e comprar o modelo ideal para a sua necessidade.

O que é uma lixadeira angular?

As lixadeiras angulares são ferramentas elétricas utilizadas para desbaste e preparação de superfícies, desde madeira maciça até metais. Versáteis e com aplicação variada em diversos segmentos como marcenaria, carpintaria, funilaria entre outros. São amplamente utilizadas por hobbistas, profissionais e também na indústria.

Para que serve uma lixadeira angular?

São ferramentas indicadas para trabalhos de desbastes e preparação da superfície de madeiras, plásticos e metais, que receberão uma camada de tinta ou verniz, não sendo indicadas para trabalhos de acabamento.

Link para lixadeiras de acabamento

Como escolher uma lixadeira angular?

Para definir o modelo certo você precisará entender primeiramente a sua necessidade, ou seja, o tipo de trabalho que pretende realizar, o tipo de material e o tempo que irá usar a ferramenta continuamente. Isso definirá a necessidade de um modelo profissional ou industrial.

Além disso, você deve se basear nas características que se encaixam no seu perfil de uso e que são imprescindíveis na hora de definir o melhor modelo. Algumas dessas características são: potência, peso, diâmetro do disco e recursos como controle de velocidade podem fazer toda a diferença na sua rotina de trabalho.

Ah, e não podemos deixar de falar do quesito segurança. Na hora de escolher um modelo confira os itens inclusos, afinal com segurança não se brinca, não é mesmo?

Potência

A potência pode variar entre 800 e 2.200W, sendo extremamente importante quando falamos em agilidade no processo de trabalho e quando vamos trabalhar com materiais mais densos, que exigem mais da ferramenta.

Agora, se você vai trabalhar apenas com materiais de menor densidade e desbastes mais leves, você pode investir em um equipamento com potência reduzida e consequentemente um custo mais baixo.

Diâmetro do Disco

Os discos e lixas são mais comumente encontrados na medida de 125mm e 180mm, sendo que a rotação é adequada a cada tipo. Discos de 180mm proporcionam um resultado mais rápido pois aumentam a área de contato, sendo os discos 125mm indicados para trabalhos em áreas e peças menores. 

Controle de velocidade

Alguns modelos contam com um controle de velocidade e podem trabalhar em  faixas variadas de rotação. Com isso é possível utilizá-la em diferentes tipos de materiais de acordo com a necessidade e do trabalho que se deseja realizar.

Peso

O peso pode ser um fator crucial na hora da escolha de uma ferramenta como essa. Ainda mais quando falamos de jornadas de trabalho mais longas ou locais que exigem posição de trabalho desconfortáveis. Você só deve atentar para o tipo de trabalho, que se for pesado, logo pedirá uma ferramenta mais robusta e consequentemente mais pesada.

Segurança

Todos nós sabemos da necessidade do uso de EPI’s durante o manuseio de ferramentas de um modo geral. Além disso devemos optar sempre por produtos que possuam o máximo de itens inclusos para a segurança do usuário e mecanismos que previnam acidentes. 

Podemos destacar alguns recursos como: punho auxiliar, sistema anti-vibração, dupla isolação, partida suave e mecanismos que evitam o acionamento involuntário da ferramenta, entre outros disponíveis em vários modelos.

Agora que você já conhece uma lixadeira angular e suas principais características veja o ranking que preparamos com os melhores modelos disponíveis no mercado.