Parafusadeira para Drywall

O que é Parafusadeira para Drywall

A parafusadeira para drywall é um tipo de ferramenta projetada para o uso por profissionais que trabalham com gesso acartonado, também conhecido como drywall. Com ela é possível fixar as placas a estrutura sem que o parafuso ultrapasse o papel cartão das chapas, além disso pode ser usada sem o limitador para a fixação dos perfis (montantes).

Qual a diferença da parafusadeira para drywall?

As diferenças da parafusadeira para drywall estão basicamente no acionamento e no mandril de encaixe do bit que possui um limitador regulável de profundidade. Além disso não possuem regulagem de torque como nas parafusadeiras convencionais pois o limitador define o ponto de parada, não permitindo que o parafuso ultrapasse o limite definido.

Como funciona parafusadeira Drywall

Seu sistema de funcionamento se assemelha muito a uma parafusadeira convencional, porém ao contrário desta, a parafusadeira de drywall depende de estar pressionada contra a superfície para que o bit gire e faça o trabalho de aparafusamento. Além disso possui algumas características que adaptam melhor ao uso com gesso.

Mandril e fixação dos bits

O sistema de fixação dos bits é do tipo rápido, dispensando o uso de chaves. Outro diferencial importante, como dito anteriormente é funcionamento do mandril que só começa a girar após a parafusadeira ser pressionada contra a superfície, mesmo que o gatinho já esteja acionado.

Limitador de profundidade

Uma das principais características dessa ferramenta é o limitador que permite o ajuste da profundidade do bit garantindo que o parafuso não ultrapasse o papel cartão, para um aparafusamento perfeito sem danificar as peças.

Alimentador automático

Um acessório bastante útil é o alimentador automático de parafusos. Com ele é possível usar um “pente” de parafusos que alimentam a parafusadeira sequencialmente dando maior agilidade e aumentando a produtividade.

Controle de Velocidade e função reversível

O controle de velocidade é feito através de um seletor que pré-determina a velocidade ou como em alguns modelos no próprio botão de acionamento que, na medida em que é pressionado aumenta a velocidade até o seu limite máximo. Com a função reversa de rotação é possível fazer tanto a fixação quanto a retirada do parafuso.

Qual a melhor parafusadeira para trabalhar com Drywall

As parafusadeiras para drywall, como vimos anteriormente, possuem características e diferenciais em relação as parafusadeiras convencionais e foram desenvolvidas para este tipo de trabalho. A escolha de uma ferramenta de uso específico para o seu tipo de trabalho garante uma maior vida útil do equipamento além de conforto na utilização e maior produtividade.

Como escolher uma parafusadeira para drywall?

Para escolher sua parafusadeira para drywall algumas características podem ser relevantes principalmente consideramos a demanda de trabalho. Ao comprar um dos modelos disponíveis no mercado é bom considerar alguns detalhes como:

Potência: esta pode variar entre 500 e 700W o que é uma excelente potência para o tipo de trabalho a ser realizado. Contudo, quanto maior a potência melhor é a resposta da ferramenta ao trabalho.

Tipo de alimentação: podem ser encontrados modelos alimentados por cabo elétrico e também por bateria. Os modelos alimentados por bateria conferem maior mobilidade e liberdade ao usuário, pois dispensam uso de tomadas e extensões, que podem causar alguns transtornos dependendo do local de trabalho.

O tempo de uso: o tempo de uso diário de qualquer ferramenta é um fator importante na escolha do modelo. No mercado podemos encontrar ferramentas para uso hobby, profissional e industrial, sendo o que define cada um deles é o tempo de uso contínuo, diário e semanal.

Com isso uma ferramenta dimensionada para sua demanda vai garantir uma vida útil muito maior e sem paradas para manutenção.

Veja abaixo o rancking que preparamos com os melhores modelos de parafusadeiras para drywall.