Serra Mármore ou Circular?
Hoje vamos falar de um assunto bastante polêmico: serra mármore ou serra circular? Será que ambas podem ser usadas para cortar madeira? E o resultado, será que é o mesmo? Essas e outras dúvidas vamos esclarecer neste artigo. Venha com a gente saber um pouco mais sobre estes dois modelos de ferramenta de corte.
Qual a diferença entre serra mármore e serra circular?
Primeiramente temos que saber que são duas ferramentas distintas e que, apesar de ambas serem feitas para cortar, suas aplicações são bem diferentes. Isso se deve principalmente à forma que cada uma foi projetada.
As serras circulares trabalham com discos maiores e menores rotações, sendo indicadas para corte em madeiras em geral. Além disso contam com proteção que se abre de acordo com o avanço da serra durante o corte. Já as serra mármores foram desenvolvidas para cortes em cerâmicas, granitos e afins, sendo que para isso empregam velocidade elevada e discos menores.
Veja abaixo algumas diferenças entre os dois modelos.
Discos de Corte
Além da diferença entre tamanho do disco, existe também o formato e a composição que diferem os discos de corte de acordo com o material que se pretende trabalhar. Apesar de podermos encontrar discos para madeira com tamanhos compativéis com as serras mármores, o contrário não acontece. Isso se deve principalmente pelo fato de existir modelos de serras circulares compactas que utilizam discos menores.
Posso usar uma serra mármore para cortar madeira?
Esta é uma questão que tem causado bastante controvérsia e discussão entre alguns usuários. Mas vamos lá. A verdade é que, como já dito anteriormente, as serra mármores não foram projetadas para trabalhar com corte em madeiras. Logo o risco de usar uma ferramenta fora das aplicações para as quais foi desenvolvida pode não dar o resultado esperado e o pior causar acidentes.
Como estamos falando de uma ferramenta de corte que trabalha em alta rotação, qualquer “travada” do disco na peça de madeira pode causar um grave acidente. Por isso, a recomendação é que você nunca utilize uma ferramenta fora das especificações de uso do fabricante.
Disco para corte de madeira em serra mármore
Embora não seja recomendado o uso da serra mármore no corte de madeiras, como dito anteriormente, existe uma opção para aqueles que precisam de alguma forma usar esta ferramentas para estes fins.
Os discos de tungstênio são uma alternativa, pois diferentemente dos discos com dentes para corte em madeira, este disco é composto por uma liga de tungstênio de alta resistência. Com isso o disco é capaz de cortar não só a madeira mas também restos de concreto, pregos e outros materiais que possam estar associados.
Embora sejam muito úteis para quem trabalha na construção civil, estes discos são alternativos, não sendo indicados para cortes de precisão como em marcenaria.
Resumo e conclusão
Como podemos ver, as serras circulares e as serras mármore são ferramentas com características e aplicações diferentes. Embora que ainda sejam usadas para corte em madeira as serras mármore devem ser utilizadas com cautela.
É imprescindível o uso de EPIs e apenas utilizar os discos para materiais mistos como os discos de tungstênio. Se você trabalha com madeira o ideal é comprar uma ferramenta para este fim, ou seja, uma serra circular. Além da segurança você terá uma qualidade de acabamento e precisão de corte muito melhores.
Se você está em busca de uma serra circular e quer conhecer os melhores modelos confira a lista que preparamos para ajudarmos você na tomada de decisão.