Tipos de lixa para Madeira

Para a uma finalização de um projeto, seja na construção civil, marcenaria ou serralheria, o lixamento é uma fase indispensável pois é ela que garante um acabamento de qualidade. Então, seja qual for sua área de atuação, conhecer os tipos abrasivos e como usa-los de forma correta é fundamental.

O que são lixas?

As lixas são produtos que podem ter a sua base (costado) fabricada em tecido ou papel, dependendo da sua aplicação, e uma superfície abrasiva composta geralmente por minerais. Podem ser usadas em diversos tipos de materiais como: madeiras, metais, massas, plásticos entre vários outros.

Existem tipos específicos com características e composição para serem usados de acordo com o material trabalhado. Além disso, para garantir a qualidade final do trabalho, é importante a escolha da granulometria certa e seguir os passos de lixamento até que obtenha o resultado.

Para que servem as lixas?

Como dito anteriormente, as lixas são indispensáveis para dar acabamento e também para preparem a superfície para o acabamento final, seja ela tinta ou verniz.

O que é granulometria e como escolher a lixa certa?

A granulometria de uma lixa é o que determina o tamanho do grão do abrasivo, sendo este definido pelo numero estampado atrás da lixa ou na embalagem. Quanto maior o número, menor é o grão e consequentemente mais fino será o acabamento.

A escolha certa vai depender do tipo de acabamento pretendido. Para nivelamento e desbaste da superfície são indicadas lixas de grão 60 ou 80. Para acabamentos mais finos é necessário ir passando para lixas com numerações maiores até chegar ao resultado desejado.

Qual a sequencia correta de lixamento?

Muitas pessoas ficam na dúvida de qual a sequencia de troca de lixas até chegar ao acabamento desejado. Como regra usamos sempre 50% do grão anteriormente utilizado, ou seja, se você começou com uma lixa 80, pegará metade deste valor e somará o que vai te dar a granulação da próxima lixa. Vamos exemplificar:

Lixa 80 + 40 (metade de 80) = 120, ou seja, a próxima lixa a ser utilizada será uma lixa 120;

Lixa 120 + 60 (metade de 120) = 180, ou seja, a próxima lixa será 180 e assim por diante;

Obs.: Quando o valor for de um numero de lixa que não existe, devemos usar o mais próximo.

Quais são os tipos de lixa para Madeira?

As lixas para madeiras podem ser apresentadas em diversos tipos, podendo ser encontradas em folhas, discos, rolos e cintas. As granas para lixamento em madeira geralmente ficam entre 80 e 400, podendo variar de acordo com o resulto desejado.

Os tipos de apresentação mais comuns são:

Folhas de Lixa

São as lixas mais comuns e fáceis de serem encontradas em locais como lojas de materiais de construção e lojas de artigos para pintura. Podem ser utilizadas em lixadeiras manuais, orbitais e até mesmo sem nenhum equipamento diretamente na superfície a ser trabalhada.

Veja também sobre Lixadeiras Orbitais

Rolos de lixa

Geralmente usadas para conversão de correias, rolos, rodas PG entre outros. São vendias em rolos em vários grãos. São mais indicados para aqueles que possuem uma maior demanda deste tipo de produto.

Lixas de cinta

Vendidas em várias medidas padrões, estas são indicadas para uso em lixadeiras de cinta como o próprio nome já diz. Geralmente encontradas em lojas especializadas em artigos para pintura.

Veja também Lixadeiras de Cinta

Discos para Lixadeira

Os discos de lixadeiras como as roto-orbitais e delta por exemplo, são especialmente desenvolvidos para este tipo de produto, sendo encontrados em medidas padrão.

Veja também Lixadeira Roto-orbitais

Discos Flap

Comumente utilizados em lixadeira angulares este discos são feito com a sobreposição de lixas e sua utilização se dá para remoção de maior quantidade de materiais não sendo indicados para dar acabamento.

Veja também Lixadeira Angular

Conclusão

As varias opções de lixa no mercado permitem a utilização para fins diversos. Contudo a melhor opção de lixa vai depender tão somente do tipo de trabalho a ser realizado e qualidade de acabamento esperado.

Tendo definido isso é só optar por uma marca que ofereça um produto de qualidade para não ter dor de cabeça. Afinal com um mercado tão disputado, muitas marcas oferecem preço deixando a qualidade em segundo lugar.