Tipos de Brocas

Se você tem uma furadeira com certeza você também tem uma ou melhor algumas brocas, pois afinal elas são indispensáveis a qualquer trabalho com essa ferramenta. Mas e aí, você conhece os tipos de broca e para que serve cada modelo?

Conhecer o modelo certo para cada tipo de aplicação garante a qualidade do trabalho e uma maior vida útil da sua furadeira. Então vamos lá conferir os modelos mais utilizados, características e aplicações de cada uma delas.

Veja também os melhores modelos de furadeira

Brocas para madeira

As brocas para madeira possuem uma ampla variedade de modelos o que aumenta sua eficiência de acordo com tipo de aplicação e necessidade de uso. Dentre o materiais utilizados, a madeira oferece uma maior opção de trabalho com brocas. O modelos mais utilizados são:

Brocas três pontas

As brocas três pontas possuem um desenho em espiral que proporciona a saída de material removido durante a furação, permitindo maior velocidade e evitando a obstrução.

Em sua grande maioria são feitas de aço carbono o que as torna mais resistente ao calor gerado pelo atrito durante a perfuração. São indicadas para madeira em geral, MDF e compensados.

Broca serpentina

As brocas serpentinas possuem um formato parecido com as brocas três pontas, contudo os sulcos da sua especial foram projetos a fim de otimizar a remoção de resíduos gerados durante a furação.

São indicadas para trabalhos tanto em madeiras duras quanto em madeiras macias e sendo ideais para furos de maior profundidade.

Brocas chata

As brocas chata recebem esse nome devido ao seu formato e possuem uma ponta que auxilia na centralização e posicionamento para furação. Esse modelo tem a vantagem de permitir trabalhar com diâmetros que podem chegar até 50mm.

Podem ser utilizadas em todos os tipo de madeira, contudo não proporcionam acabamento muito fino. Além disso não são indicadas para trabalhos em que seja necessário perfurar até próximo a face da madeira pois sua ponta pode atravessar danificando o material.

Brocas forstner

Assim como as brocas chatas, este tipo permite furações em diâmetros maiores com uma vantagem de proporcionarem uma perfuração suave e sem danificar o material, dando um acabamento de melhor qualidade.

Podem ser utilizadas em todos os tipos de madeira, sendo muito utilizadas para instalação de dobradiça caneco.

Brocas escareadoras

São brocas que possuem um escareador, ou seja, além do furo principal para o parafuso, também já é feito um rebaixo para nivelar a cabeça do parafuso com a superfície. Podem ser usadas em madeira em geral, MDF e compensados.

Brocas centralizadoras

As brocas centralizadoras possuem uma estrutura externa retrátil que promove a centralização do furo, sendo ideais para instalação de dobradiças, alças, deslizadores de gaveta, garantindo precisão e agilidade.

Brocas para Concreto

As brocas para concreto possuem uma pastilha de metal duro (wídea) sendo indicadas para perfurar materiais como concreto, alvenaria, tijolo, granito, cerâmicas entre outros.

A perfuração com este tipo de broca é feita com o uso da função martelete, isso se deve a não possuírem afiação sendo necessário o impacto para otimizar o trabalho da broca.

Brocas para metais

As brocas para metais ou aço rápido possuem um formato helicoidal, sendo alguns modelos revestidos de titânio, o que aumenta a capacidade de perfurar metais sólidos como o aço.

Devem ser usadas sempre com óleo ou fluído corte para resfriamento, evitando assim a perda da afiação. São ideais para aço carbono podendo ser utilizadas em materiais como alumínio, cobre entre outros.

Brocas para Vidro

Existem dois tipos de brocas para furação em vidros, sendo as brocas de wídea e as brocas diamantadas. Ambas devem ser usadas com água durante o processo para manter o resfriamento.

As brocas de wídea são encontradas em diâmetros menores ao passo que as diamantadas permitem furos com dimensões maiores. São indicadas para vidro, cerâmicas e porcelanatos.

Broca Escalonada

As brocas escalonadas possuem um formato cônico e em degraus que permitem perfurações gradativas e em diâmetros maiores que os atingidos pelas brocas de aço rápido. São indicadas para furos em superfícies metálicas, plásticos, acrílicos entre outros.

Brocas Multiuso

As brocas multiuso, multimaterial, multiconstruction , são vários o nomes dados a elas. Na verdade são brocas desenvolvidas para perfurações em diversos tipos de materiais como madeira, alvenaria, metais, plásticos entre outros. Apesar de versáteis são indicadas para trabalhos moderados.

Cuidados na utilização das brocas

Independente do modelo, o uso de brocas requer cuidados na utilização, tanto no que diz respeito a conservação quanto no manuseio. Para isso vão aqui alguns conselhos:

Use todos os equipamentos de proteção necessários;

Utilize as brocas somente para os fins aos quais são indicadas pelo fabricante;

Ao efetuar a troca das brocas, certifique-se que a furadeira está desconectada da tomada;

E é claro, adquira sempre produtos de qualidade e de acordo com as normas de segurança.