Ferramentas para Marcenaria

A origem da marcenaria é milenar e apesar da sua evolução muito ainda de suas técnicas e ferramentas são utilizadas nos dias atuais. Hoje em dia contamos com uma infinidade de ferramentas manuais e elétricas que proporcionam agilidade, precisão e um acabamento perfeito. O fácil acesso a estas ferramentas e recursos possibilitam, a todos que se interessam pelo assunto, começar sua carreira nesta que é uma das profissões mais antigas da humanidade.

Veja também:

Ferramentas para madeira

Ferramentas para Marcenaria Hobby

Para iniciar uma marcenaria hobby ou apenas para trabalhos pessoais não precisa muita coisa e o investimento é relativamente baixo. Porém para não perder tempo e dinheiro é preciso se planejar e conhecer as ferramentas básicas de uma marcenaria.

Neste artigo vamos abordar o básico, tendo em vista trabalho de pequeno porte como luminárias, bancos, mesas, prateleiras e afins. Visto que o objeto da marcenaria hobby são peças deste nicho.

As ferramentas podem ser divididas basicamente em três categorias: manuais, elétricas (portáteis) e as de bancada. Então para começarmos nossos trabalhos vamos precisar de ferramentas para cada uma das etapas do processo, que inicia no preparo da madeira, o corte, montagem e por fim o acabamento das peças.

Para isso são necessários diversos tipos de ferramentas que podem ter maior ou menor importância na hora da aquisição de acordo com o tipo de material (chaparia ou madeira maçica) e também o tipo de produto que se prentende fazer.

Plaina elétrica

Como estamos falando em uma marcenaria hobby uma plaina elétrica ou até mesmo uma plaina manual pode ajudar muito no preparo, eliminando imperfeições e eventuais empenos das peças de madeira.

Saiba mais sobre plainas elétrica clicando aqui

Serra circular

Ideal para cortes retos em chaparia e tábuas de madeira maciça as serras circulares pode sem manuais (portáteis) ou de bancada. Dependendo do tipo de trabalho pode ser necessário uma serra de bancada ainda que de menor porte.

Saiba mais sobre serra circular clicando aqui

Serra Tico-Tico

Diferentemente da serra circulares estas não possuem a mesma precisão em cortes retos, sendo indicadas para cortes curvos e a mão livre. São primordiais para trabalhos de artesanato.

Serra Tico Tico Bosch GST 700 500W

Saiba mais sobre serra tico-tico clicando aqui

Tupia

Apesar de não ser uma ferramenta primordial para uma marcenaria hobby, com ela é possível fazer uma infinidade de acabamentos que valorizam o trabalho. Com um custo razoavelmente baixo as tupias lamindadora são uma excelente opção.

Tupia Vonder TLV 506 (2)

Saiba mais sobre tupias clicando aqui

Furadeira

Uma das mais versáteis ferramentas dentro de uma oficina hobby com ela é possível fazer furos em diversos tipos de materiais, acoplar acessórios para desbaste, serra copo, disco de lixa entre outros que podem ampliar as possibilidade de uso desta ferramenta compacta e versátil.

Saiba mais sobre furadeiras clicando aqui

Parafusadeira

Caso sua furadeira não disponha deste recurso o ideal é adquirir um modelo destes que auxilia bastante na hora de fixar peças parafusadas. Também muito prática para trabalhos combinados com a furadeira, evitando a troca de broca e bits na mesma ferramenta, facilitando assim o processo.

Vonder PFV 012i Parafusadeira com impacto

Saiba mais sobre parafusadeiras clicando aqui

Lixadeira

Com um custo muito baixo é ideal para a fase de acabamento e as orbitais exercem um papel fundamental para esta estapa. Apesar de ser um processo que pode ser feito manualmente esta ferramenta diminui o esforço com um resultado muito mais rápido.

Entre as lixadeira temos os modelos de cinta que são utilizadas para área maiores e também para desbastes das peças, podendo inclusive ser utilizada no precesso inicial de preparo da madeira.

Saiba mais aqui:

Compressor

Apesar de não ser um item primordial, vamos relacionar aqui como uma ferramenta que assim que possível é bom adquirir, pois melhora muito a qualidade de acabamento das suas peças. Ainda que seja possível, com uma boa técnica, fazer bons acabamentos sem ele.

Ferramentas Manuais

Além destas, é necessário termos na oficina ferramentas complementares como: martelo, esquadro, trena, serrote, formão, macete ou malho, grampos tipo “C”, sargento e aperto rápido, lápis entre outros que auxiliam todo o processo produtivo.

No próximo artigo iremos abordar mais detalhadamente as ferramentas manuais e complementares para quem pretende iniciar seus trabalhos na marcenaria.

Veja também “como montar uma marcenaria hobby”

Com o passar do tempo você deve ir avaliando a sua necessidade e adquirindo novas ferramentas a medida em que você evolui. Outras ferramentas podem ser acrescentadas e algumas destas listdas podem ser substiuídas de acordo com o tipo de trabalho. O objetivo aqui é trilhar os primeiros passos para a sua caminhada.

Invista sempre em ferramentas de qualidade para que o resultado do seu trabalho seja satisfatório e que você tenha menos problemas possível com assistência técnica e até mesmo a perda da ferramenta por ser de baixa qualidade.

Lembre-se sempre de usar os EPI’s como: óculos, protetor auricular, calçado fechado e luvas, porém esta última deve ser utilizada somente quando não estiver usando máquinas com rotação, assim como roupas largas que podem ser agravantes em caso de um acidente.